Rede de Proteção BH, Telas para janela, varandas e piscinas, rede de proteção, rede de proteção para quadra, tela de proteção, rede para gato, rede de proteção para pombo, rede de proteção para quadra esportiva,rede proteção para janela

Dicas e Dúvidas

ANIMAIS DOMÉSTICOS - GATOS

29 de outubro de 2019
Entenda mais, sobre os tão e misteriosos gatos! Saiba um pouco de como eles se comportam e de como devemos nos comportar quando adotamos um gato filhote ou adulto. E não se esqueça de proteger seus bichanos com redes de proteção... Fica a dica!
Animais Domésticos - Gatos
 
23 de dezembro de 2018
Como cuidar de um filhote de gato?
Filhotes, independentemente da espécie, precisam de cuidados especiais. Mais frágeis em todos os sentidos, é muito importante que passem um tempo ao lado de suas mães e irmãos para que saibam como conviver em harmonia com outros seres e se identificarem com a espécie. Receber o leite materno tem, ainda, uma importância imensa na imunidade do pet, pois é também pela amamentação que os anticorpos são passados para os pequenos.
Visite um médico veterinário
Antes de levar o pet para sua casa, consulte um médico veterinário para saber a idade aproximada do filhote e quais são as orientações em relação à saúde, vacinas e vermifugação. Se você tem outros gatos em casa, a ordem é não colocá-los juntos logo de cara: muitos gatinhos, principalmente os de origem desconhecida, podem ter doenças infecciosas capazes de colocar em risco a vida dos mais velhos.
Alimentação do gato filhote
Ao receber um gato filhote em casa, é importante sabermos um pouco da sua história até o momento. Se ele não foi adequadamente desmamado, por exemplo, pode ser indicado o uso de leites artificiais que promovam seu crescimento. O leite de vaca, cabra ou outros animais não é indicado, pois pode gerar quadros de diarreia e consequente morte por desidratação (algo muito comum em neonatos).
Se ele já está comendo ração seca, certifique-se de que ela é de boa qualidade (as super premium são as melhores do mercado). Nessa etapa, ele precisa receber um alimento específico para filhotes, o que vai garantir seu crescimento saudável e refletir em sua vida adulta. As rações úmidas também são uma opção, desde que estejam de acordo com essa fase do gato.
Minha bandeja, minha vida
Brincadeiras com o gato filhote
Os gatos filhotes são super curiosos e estão super abertos às descobertas que o mundo lhes oferece. Dispostos a brincar bastante e a treinar técnicas de caça, é bem interessante pensar na natureza da espécie e fazer com que seus instintos não se percam (isso faz a maioria das espécies não viverem de maneira satisfatória e com pleno bem-estar).
Compre brinquedos especialmente criados para os felinos domésticos e o incentive quando ele demonstrar interesse por eles. Esconder petiscos é algo super legal e fácil de ser feito, pois faz com que usem o olfato para encontrar o que desejam (a comida).
Não deixe seu gato filhote ter vida livre
Gatos com acesso à rua vivem em média até dois anos enquanto os que só ficam dentro de casa podem chegar aos 20 anos de idade! Isso acontece porque fora de casa, eles podem ser atropelados, atacados por cães, sofrerem maus tratos, brigarem com outros gatos e até pegarem doenças potencialmente fatais como a PIF, FIV e FelV.
As caixas de areia dos gatos são objetos quase que sagrados para eles. Muito higiênicos, esses animais gostam de ter a bandeja sempre limpa e não costumam gostar de dividí-la com outros animais. É mandatório ter sempre uma liteira a mais do número de gatos em uma casa, ou seja, se você tem dois gatos, precisa ter três caixas de preferência espalhadas em ambientes diferentes.
A socialização do gato filhote
Habituar seu pet a diversos tipos de situação é algo muito importante. Os gatos, até os três meses de idade, costumam absorver melhor as novidades, as levando como aprendizado para a vida inteira. Sendo assim, faça de tudo para que ele viva seus melhores momentos e crie boas memórias a partir de cada uma dessas vivências.
O acostume com outros pets, com visitas, barulhos variados e especialmente com o toque humano. "Dessensibilizar" seu gatinho é algo fundamental, pois permitirá não só uma melhor interação entre vocês, mas um bom manuseio por parte de outras pessoas, como o médico veterinário, por exemplo.
Gatifique" sua casa
Quando você cria um ambiente agradável para o seu gato, mesmo não tendo acesso à rua ele pode ser feliz e se sentir completo. "Gatificar" a casa significa dar alternativas para o pet simulando o que ele encontraria na "natureza" como abrigos/ esconderijos, possibilidade de escalar, prateleiras em diferentes alturas etc.
?

 

CASTRAÇÃO

A castração é uma das principais dúvidas dos gateiros iniciantes ou de quem simplismente adota um gatinho(a), inclusive na internet a muitos sites falando bem da castração, dos benefícios, mas quando chegamos em alguns veterinários escutamos algo totalmente diferente e assustador. Existem veterínários com pensamentos contrários ao de se castrar os bichanos com 5 a 6 meses de vida, e dizem até que com isso os gatos, podem vir a ter problemas urinários, como obstrução urinária por conta da castração prematura. Mas na verdade, isso é mito, porque a castração na passa pelo canal da uretra, não mexe nela, o gato terá ou não obstrução com ou sem castração. Enfim, pessoal, fiquem tranquilos, a castração é saudável.

Inclusive a prefeitura disponibiliza serviços de esterelização gratuita com agendamento, para quem não pode pagar, e pelo que pude verificar por teelefone, me parece bem assistido.

 

castracao%20de%20animais%20foto%20sydnei

Prefeitura oferece serviço de castração gratuita de cães e gatos
 
14/03/2019 | 16:49 | atualizado em 24/05/2019 | 15:07
Valdir Sérgio, morador do bairro Boa Vista, ficou encantado com o serviço de castração de animais oferecido pela Prefeitura de Belo Horizonte. "Fiquei sabendo do Centro através de uma vizinha que me informou, fui bem recepcionado pelos servidores e minha cadela também. É ótimo serviço", afirmou.

A castração cirúrgica intervém em quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor, como doenças nas mamas, útero e próstata, melhorando a qualidade de vida do animal. Além disso, reduz a agressividade, pois deixam de produzir o hormônio testosterona, um dos fatores de comportamento agressivo no animal.

O procedimento ajuda a prevenir brigas com outros animais da casa e diminui o instinto do cão de fazer xixi em todos os cantos para marcar território. Também é responsável por diminuir agitação através das mudanças hormonais pós-castração, o animal fica menos agitado e dorme mais. A tranquilidade ajuda a minimizar os danos materiais provocados por cães e gatos, principalmente quando ficam sozinhos e acaba com os cios e as gestações indesejadas.

Em Belo Horizonte, a Prefeitura disponibiliza a castração gratuita em quatro Centros de Esterilização de Cães e Gatos. A unidade da Regional Noroeste (rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, bairro Caiçara) conta com uma equipe composta por dois veterinários, quatro agentes de combate a endemias, dois agentes sanitários e um assistente administrativo e pode realizar até 40 cirurgias por dia.

Rodrigo de Carvalho, médico veterinário do Centro de Esterilização de Cães e Gatos, explica que inicialmente é realizada avaliação clínica para saber o estado de saúde do animal antes da operação. "Sempre informamos para os responsáveis como é feito o procedimento cirúrgico e como será o pós-operatório. Após o procedimento, os animais ficam em observação por até duas horas, tempo necessário para a equipe avaliar o retorno anestésico. Logo em seguida, eles são liberados", esclarece. Os proprietários também são orientados em relação à medicação que deve ser utilizada e às características de uma recuperação saudável.

Fernanda Blandina, moradora do bairro Guarani, aprovou a política pública desenvolvida pela Prefeitura. "É muito interessante a iniciativa, tenho um cachorro e três gatos, sempre agendei atendimento e fui bem acolhida", comentou Fernanda.

Até o fim de 2019, a Prefeitura tem a previsão de inaugurar 2 novos Centros de Esterilização de Cães e Gatos: um na Regional Leste e outro em Venda Nova.

Unidade móvel

A Prefeitura disponibiliza ainda uma Unidade Móvel de Esterilização para a realização de cirurgias. A equipe da Unidade Móvel percorre diversas regiões da cidade e agenda cerca de 40 cirurgias diárias.

 

Confira o endereço das unidades:

? Barreiro - Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro. Avenida Antônio Praça Piedade, 68, bairro Bonsucesso Telefone 3246-2044.

? Norte - Centro de Controle de Zoonoses – Rua Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo. Telefone: 3277-7413.

? Oeste - Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste - Rua Alexandre Siqueira. 375, bairro Salgado Filho. Telefone: 3277-7576.

 

Atendimento Noroeste

O Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. Os agendamentos podem ser feitos presencialmente na rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, Bairro Caiçara ou pelo telefone 3277-8448.

 

Prefeitura oferece serviço de castração gratuita de cães e gatos

14/03/2019 | 16:49 | atualizado em 24/05/2019 | 15:07
Valdir Sérgio, morador do bairro Boa Vista, ficou encantado com o serviço de castração de animais oferecido pela Prefeitura de Belo Horizonte. "Fiquei sabendo do Centro através de uma vizinha que me informou, fui bem recepcionado pelos servidores e minha cadela também. É ótimo serviço", afirmou.
 

A castração cirúrgica intervém em quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor, como doenças nas mamas, útero e próstata, melhorando a qualidade de vida do animal. Além disso, reduz a agressividade, pois deixam de produzir o hormônio testosterona, um dos fatores de comportamento agressivo no animal.

 

O procedimento ajuda a prevenir brigas com outros animais da casa e diminui o instinto do cão de fazer xixi em todos os cantos para marcar território. Também é responsável por diminuir agitação através das mudanças hormonais pós-castração, o animal fica menos agitado e dorme mais. A tranquilidade ajuda a minimizar os danos materiais provocados por cães e gatos, principalmente quando ficam sozinhos e acaba com os cios e as gestações indesejadas.

 

Em Belo Horizonte, a Prefeitura disponibiliza a castração gratuita em quatro Centros de Esterilização de Cães e Gatos. A unidade da Regional Noroeste (rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, bairro Caiçara) conta com uma equipe composta por dois veterinários, quatro agentes de combate a endemias, dois agentes sanitários e um assistente administrativo e pode realizar até 40 cirurgias por dia.

 

Rodrigo de Carvalho, médico veterinário do Centro de Esterilização de Cães e Gatos, explica que inicialmente é realizada avaliação clínica para saber o estado de saúde do animal antes da operação. "Sempre informamos para os responsáveis como é feito o procedimento cirúrgico e como será o pós-operatório. Após o procedimento, os animais ficam em observação por até duas horas, tempo necessário para a equipe avaliar o retorno anestésico. Logo em seguida, eles são liberados", esclarece. Os proprietários também são orientados em relação à medicação que deve ser utilizada e às características de uma recuperação saudável.

 

Fernanda Blandina, moradora do bairro Guarani, aprovou a política pública desenvolvida pela Prefeitura. "É muito interessante a iniciativa, tenho um cachorro e três gatos, sempre agendei atendimento e fui bem acolhida", comentou Fernanda.

 

Até o fim de 2019, a Prefeitura tem a previsão de inaugurar 2 novos Centros de Esterilização de Cães e Gatos: um na Regional Leste e outro em Venda Nova.

 

Unidade móvel

A Prefeitura disponibiliza ainda uma Unidade Móvel de Esterilização para a realização de cirurgias. A equipe da Unidade Móvel percorre diversas regiões da cidade e agenda cerca de 40 cirurgias diárias.

 

Confira o endereço das unidades:

? Barreiro - Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro. Avenida Antônio Praça Piedade, 68, bairro Bonsucesso Telefone 3246-2044.

? Norte - Centro de Controle de Zoonoses – Rua Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo. Telefone: 3277-7413.

? Oeste - Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste - Rua Alexandre Siqueira. 375, bairro Salgado Filho. Telefone: 3277-7576.

 

Atendimento Noroeste

O Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. Os agendamentos podem ser feitos presencialmente na rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, Bairro Caiçara ou pelo telefone 3277-8448.

Fonte:https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/prefeitura-oferece-servico-de-castracao-gratuita-de-caes-e-gatos

Deixe aqui seu comentário