Blog
INSTALAR REDES
29
Abr
2024
Redes de Proteção: normas regulamentadoras

Redes de Proteção: normas regulamentadoras

Redes de Proteção BH

Por que colocar rede de proteção?

As redes de proteção são indispensáveis para quem tem filhos menores de 12 anos ou animais de estimação, pois o risco de esquecer uma janela aberta ou da criança abrir a janela é grande, até mesmo para as pessoas que não têm filhos ou animais, mas que costumam receber crianças em casas. Como é o caso de avós que recebem seus netos e muitas vezes residem em apartamentos que oferece risco de queda.

De acordo com o Ministério da Saúde, 612 menores de 14 anos foram internados por quedas de janelas de prédios, em 2015. Esses dados consideram apenas os internamentos do sistema Único de Saúde (SUS) e não contemplam ainda os acidentes com internações particulares, nem dados de adultos ou animais de estimação. Infelizmente, acidentes acontecem e por isso é tão importante que haja o cuidado de fazer corretamente as instalações.

Como escolher as cores das redes de proteção?

Caso o cliente more em condomínio, o ideal é consultar o síndico ou administradora se há uma padronização para as redes de proteção. Alguns edifícios determinam que as redes sejam de uma determinada cor e modelo. Se for a primeira a pessoa a instalar, confira as dicas:

Existem as cores usuais de redes de proteção: branca, preta, prata (cinza claro), marrom, areia (bege).

Na hora de escolher a cor da rede observe qual a cor da esquadria das janelas, qual a cor da cortina e de outras superfícies que ficarão em contraposição a rede, escolha a cor que seja menos contrastante.

A mesma coisa vale para a estrutura, no caso de haver a necessidade de perfis para a sustentação das redes, estes podem ser da cor da parede de fundo para dar um acabamento harmonioso.

A rede de proteção padrão é a branca, o acabamento final é branco, pois as tramas retorcidas não ficam completamente transparentes. Em outros países se usa a rede de proteção nylon monofilamento, que possui maior transparência, porém não é indicada pelas normas brasileiras para proteção de janelas, sacadas, varandas ou escadas, já que possui baixa resistência.

Existe alguma Norma Técnica para instalação de Redes de Proteção?

Sim! Tanto os materiais usados quanto à instalação deve ser feita de acordo com a NBR 16046/2012, que se divide em: NBR 16046-1 (Parte 1 ? Fabricação da Rede de Proteção); NBR 16046-2 (Parte 2 ? Corda para a Instalação da Rede de Proteção) e NBR 16046-3 (Parte 3 ? Instalação). E tratam exclusivamente de redes de proteção para janelas, sacadas, escadas, mezaninos, parapeitos, floreiras e outros lugares que necessitem de segurança.

Instalação das Redes de Proteção

A instalação de redes de proteção deve ser feita por empresa especializada, pois o mais importante na hora da instalação é tensionar corretamente as tramas para garantir de fato a proteção contra a queda, então não basta comprar o produto sem saber como fazer o tensionamento das tramas e os testes de qualidade.

Cada ambiente vai demandar uma solução específica na hora da instalação, observando principalmente os pontos de fixação dos ganchos e buchas, seja: alvenaria, madeira, estrutura metálica, etc. A distância entre cada gancho deve ser de 35 cm a no máximo 40cm.

Qual a durabilidade das redes de proteção?

Os fabricantes de redes de proteção devem garantir no mínimo 3 anos de inflexão da rede, depois desse período é necessário realizar a troca, porém a durabilidade pode chegar a 8 anos, quanto menos exposta a luz solar mais durabilidade terá a rede.

No litoral é necessário usar a rede de proteção em inox, para evitar a corrosão e aumentar a vida útil da rede instalada.

Foto: Reprodução/Arquidicas
Por: Arquidicas

Redes de Proteção: normas regulamentadoras, modelos e cuidados ? AEAO (aeaosasco.org.br)

AEAO

Comente essa publicação